quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Ração... como escolher?!

Há séculos os cães e os gatos vem acompanhando a espécie humana em seu desenvolvimento. Os que antes eram tratados como animais de trabalho e guarda, hoje são verdadeiros membros da família, companheiros leais. Com isto, existe sempre a preocupação sobre qual o melhor alimento oferecer ao seu melhor amigo.

Uma nutrição adequadaé um fator determinante para um correto desenvolvimento dos filhotes e propicia condições para uma excelente saúde, crescimento, desempenho e longevidade. Ela funciona como medida preventiva e pode retardar ou evitar o aparecimento de patologias e evitar o gasto com medicamentos.

Uma nutrição inadequade, com excessos ou deficiência de nutrientes pode resultar em alterações fisiológicas, predispondo o organismo a sérios problemas.


Ração Super Premium - INVESTIMENTO!!!


As rações são balanceadas com composição ideal para os animais. Elas são assim determinadas de acordo com um determinado percentual de digestabilidade.

Como consumidor, para saber se a ração é de alta digestibilidade, ou não, basta analisar na embalagem os ingredientes que compoem a ração. As fontes de proteína devem ser de origem animal (carne de frango, carne de peru, carne de ovelha, ovos, etc). E as fontes de gordura também, ou pelo menos óleos vegetais nobres, como por exemplo, óleo de linhaça. A digestão, absorção e utilização da proteína de carne animal são muito melhores do que as das proteínas vegetais (mais comuns nas rações mais baratas). Quanto maior a digestabilidade, maior a assimilação.

O que pode também aumentar a digestabilidade da ração é a presença de fibras de moderada fermentação (por exemplo polpa de beterraba branca), que aumenta a eficiência absortiva dos enterócitos (células do intestino que podem quebrar as moléculas e transportá-las para os tecidos). Outros ingredientes são os F.O.S (fruto oligo sacarídeos), que alimentam a microbiota intestinal, ou seja, beneficia o crescimento de "boas bactérias" no intestino que leva a uma melhor fermentação do bolo alimentar (digestão).

Essas rações estão geralmente divididas em idade (filhotes, adultos e seniors), porte e em alguns casos, raças e nível de atividade dos animais. Geralmente o preço dessas rações é mais elevado, mas devemos analisar o custo-benefício, uma vez que com esta qualidade nutricional o volume ingerido necessário para manutenção do cão/gato é pequeno.

Isso significa que as rações super premium são tão "concentradas" que o animal entra em saciedade química (se sente satisfeito) com uma pequena porção. E como a ração é muito bem absorvida o volume das fezes é consequentemente menor.

Muitas rações não informam qual o tipo de proteína utilizam, e o consumidor acaba se iludindo com uma ração de baixo custo com níveis altos de proteína. Lembre-se que bicos, asas, unhas são proteínas animais, mas de baixíssima digestibilidade. Portanto é imprescindível analisar muito bem a alimentação que realmente vale a pena dar ao seu amigo. Esse é um dos muitos casos onde o barato pode sair MUITO caro...







Nenhum comentário:

Postar um comentário