quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Passeios: Diversão com SEGURANÇA

Já é sabido que levar o cão para passear faz bem tanto ao animal quanto ao seu dono. Reduz o estresse, aumenta a disposição, queima as calorias do dono e consome o excesso de energia do cão, tornando-o mais tranquilo e obediente. Além de tudo isso ainda é muito divertido!!!
Muitos de nós não podem falar a palavra "PASSEIO" em casa que o AUmigo já fica todo animado, corre pra porta e/ou pega a coleira cheio de energia. E com razão!
Levar nossos AUmigos para passear é muito importante, tão importante quanto lembrar da segurança deles durante estes passeios.
Vejo que muitos donos de cães pequenos gostam de lhes oferecer mais espaço para brincar e só utilizam Guias Retráteis. Elas são sim, muito boas, mas é importante saber usá-las. Aqui na loja recomendo sempre ao cliente que adquire uma guia dessas a andar com ela sempre TRAVADA! Isso mesmo, aí vc vai perguntar, "então pq uma guia retrátil?". Esta guia só deve ser liberada em locais sem trânsito de automóveis, onde cães, principalmente maiores e desconhecidos, estejam beeem distantes e tmb onde não tenha um fluxo grande de pessoas. Os motivos são fáceis de serem identificados, por exemplo, muitos são os casos de cães atropelados durante um passeio com esta guia, isso pq o cão pode se sentir atraído por algo do outro lado da rua, o dono distraído sentindo que seu cão está seguro na guia, pronto, ele se distancia 3 metros e já é tarde demais para travar ou puxar a guia.
Outra coisa importantíssima e que muitas pessoas não atentam é o transporte correto dos animais nos veículos. É bem normal vermos o cachorrinho (pequeno ou não) andando com a cabeça para fora da janela, pegando um ventinho. Fofo e eles adoram! MAS É SUPER PERIGOSO! Primeiro pq esse vento pode trazer pequenas partículas e ferir-lhe os olhos ou ainda causar otites, ou outros problemas. Mas BEM pior do que isso é o cão cair do carro em movimento, ou ser arremeçado contra algum passageiro durante uma colisão. Um dia uma cliente disse: "mas eu seguro ele no peitoral, e e ele só pesa 3kg!". Realmente segurar 3kg é fácil, mas numa colisão a 80km/h esse peso passa a ser de 224kg, ISSO MESMO, 224KG!!!! Fica bem mais difícil de segurar, não é mesmo? Fora que numa condição como esta, se o cão está solto no carro ele se torna uma arma, além de morrer, o animal pode inocentemente matar uma pessoa ao atingí-la. Por isso frizamos sempre a necessidade do uso de um transporte, sempre preso ao cinto de segurança, ou mesmo cintos de segurança próprios para os nossos AUmigos. Hoje o mercado oferece várias opções para que nossos passeios tenham maior probabilidade de terem um final FELIZ!
Além da segurança ainda tem a questão da multa. Carregar o animal solto no carro é proíbido de acordo com o Códito de Trânsito Nacional, a multa varia de R$85,13 a R$127,69 e ainda acarreta a perda de 4 ou 5 pontos na carteira. Mas isso acredito ser o de menos, o mais importante é a segurança deles, né?


Então, procure a opção que melhor te atende e proteja seu cão e sua família.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário