quinta-feira, 14 de abril de 2011

Animais de estimação: Passado x Presente... O que o futuro nos reserva???

Nem sou tão velha assim e já me lembro bem de como tratávamos meu primeiro cão. O nome dele era Bob, um vira-lata danado de levado que minha mãe adotou. Bob comia angú q minha mãe preparava com uma carne moída q ela comprava no mercado, própria para cães, provavelmente feita de gordura e restos moídos. Era uma delícia, o cheiro dominava a casa e depois de esfriar o Bob se acabava naquele potão de angú. E olha q o cachorro era forte e parrudo! Vacina? Só a anti-rábica, e nas campanhas... Veterinário era para emergências... Bob morreu, atropelado. Lindo, forte e levado... Fugiu... Eu tinha uns 9 anos nessa época e me senti culpada por ter sido eu a soltá-lo, fomos achá-lo já na BR-040, morto e já sem coleira...

 
Hoje em dia nossos cães não são nem de longe tratados dessa maneira. Rações com formulações específicas, caminhas super confortáveis e lindas, coleiras elegantes, água filtrada, petiscos e muita, muita atenção. Queremos eles sempre saudáveis, lindos e fortes. Amigos, companheiros, verdadeiros filhos da família, nossos bichinhos de estimação alcançaram o nível de parentes. Muitas vezes tão parecidos conosco que até nos surpreendem.

O cuidado com a aparência deles está entre os primeiros ítens da lista de principais cuidados. Adoramos vê-los cheirosos, com pelo lindo, sedoso... Depois do banho eles ficam PERFEITOS! Mas será que esse banho está cuidando da saúde além da aparência?

Mesmo os que gostam de banhar seus AUmigos concordarão com a frase: "Nada como um bom banho de Pet". Mas para que esse banho seja realmente BOM é importante estarmos atentos a alguns detalhes:

1°- A higiene do  local: Ao chegar no Pet para deixar seu animal para o banho observe o local, limpeza do chão e da banheira, além dos cuidados com a mesa de tosa e os equipamentos são importantíssimos. O Pet Shop não pode controlar o cuidado que todos os cães recebem em suas casas, cães sujos e mau cheirosos fazem parte do dia-a-dia de todos os Pet Shops, mas higienizar o ambiente entre um cão e outro pode fazer toda a diferença no resultado do banho e principalmente na saúde deles a longo prazo.
2° - As toalhas - Observe a aparência e a qualidade das toalhas utilizadas pelo Pet onde vc leva seu bichinho. Alguns Pets reutilizam as toalhas, algumas doenças e até mesmo parasitas podem ser transmitidas através de toalhas sujas ou mal lavadas.
3° - Shampoos e sabonetes - Conheça os produtos que o seu Pet utiliza para lavar seu animal. Alguns shampoos são muito agressivos e podem limpar mais que o necessário, deixando a pele aberta para entrada de fungous e/ou bactérias. O mais indicado são shampoos neutros e sabonetes, SEMPRE próprios para animais. Saiba que há uma enorme diferença entre sabão e sabonete. Sabão de coco não é indicado pelo alto teor de soda cáustica, sabonetes de coco podem ser utilizados. Falaremos mais detalhamente deste assunto num próximo post.

4° - Temperatura da Água - Confira se a água utilizada é aquecida. O melhor é que a temperatura seja morna. Tanto a água muito fria quanto a muito quente fazem mal aos nossos amigos. 

5° - Tosador e Banhista - Tente observar o trabalho do tosador e/ou banhista do seu cão/gato. Eles não falam e não se pode presumir o tratamento somente pelo estado da pelagem ou pelo cheiro que o animal chegou a você. Lógico que é importante observar o comportamento do animal, mas é normal eles não gostarem muito da situação e em MUITOS casos o animal fica sem querer comer, beber ou até brincar enquanto está no pet, medo, ansiedade, cheiros de inúmeros animais, pessoas estranhas, ambiente não familiar... tudo isso conta... mas tente ver como é o comportamento da pessoa que tratará seu bichinho. Na profissão deles é importantíssimo que sejam firmes, que imponham respeito, que chamem a atenção do cão, mas NUNCA que sejam violentos ou hostis com o animal. Se o local propiciar a visualização do banho, mesmo que de longe (muitos animais ficam bem mais agitados ao perceberem a presença dos donos) confie mais, sinal de que ali não há NADA a esconder.

Nos casos de cães e gatos mais ariscos, SOMENTE autorize a utilização de algum tipo de "calmante" na presença de um veterinário e em local onde houver estrutura própria para atendê-lo no caso de uma emergência.


 Depois disso, curta seu bichinho ainda mais lindo, fofo e ainda CHEIROSO e SAUDÁVEL!!!!

Caso vc tenha alguma sugestão ou complemento aos nossos posts, aguardamos seu comentário!!!!

Com Carinho

Equipe Petique